Paróquia de São João Baptista

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADBJA/PRQ/MRA07
Title type
Atribuído
Date range
1550 Date is uncertain to 1911 Date is uncertain
Dimension and support
154 u.i.
Biography or history
São João Baptista é uma freguesia portuguesa do concelho de Moura, com 93,13 km² de área e 4 747 habitantes (2001). Densidade: 51,0 hab/km².



Foi cerca do séc. XVI, graças a D. Manuel I, que a actual Igreja de São João Baptista foi erguida no concelho de Moura. O arquitecto desta obra foi Cristóvão de Almeida. Esta igreja só foi contruida porque a igreja do Castelo de Moura não tinha espaço para suportar tantas pessoas. A nave principal era só para o clero e a nobreza e as naves laterais eram para o povo.



O interior da igreja é composto por três naves, onde se destaca a capela mor, composta por azulejos sevilhanos em tons de azul. É também notável na nave principal um grande púlpito em mármore. O tecto desta igreja ruiu depois de acontecer o terramoto de 1755 em Lisboa.



A igreja de S. João Baptista, classificada como Monumento Nacional, foi edificada nos inícios do Séc. XVI, constituindo assim o melhor exemplar do estilo Manuelino existente no concelho.

O templo tem três naves abobadadas, separadas entre si por oito arcos quebrados, assentes em duas séries de pilares octogonais.

Na torre sineira pode ser apreciado o varandim onde se deveria dar a missa aos reclusos da prisão.

A igreja sofreu derrocada parcial em 1708, tendo desabado o coro alto e parte da nave do meio, o que obrigou à sua reconstrução. As obras duraram dois anos, tendo-se verificado a reabertura do templo ao culto a 12 de Abril de 1710.

A última grande campanha de restauro do monumento foi levado a cabo há quase cinquenta anos. A beneficiação geral do edifício então efectuada, incluí arranjo interior do templo, a demolição de pequenas casas modernamente anexadas à igreja e demolição do coroamento da torre sineira.







Geographic name
Paróquia de São João Baptista, Concelho de Moura, Distrito de Beja.
Custodial history
Proveniente da Conservatória do Registo Cívil de Moura em 30/11/1994, e 13/11/2002.
Acquisition information
Incorporação.
Scope and content
Constituído maioritariamente, por registos de baptismo, casamento e óbito, ocorridos na área da freguesia e períodos referidos. Podem encontrar-se outras séries documentais, nomeadamente, inventários de peças e ornamentos, provisões entre outras séries.
Accruals
Previstos de acordo com a lei vigente e com a disponibilidade dos serviços produtores.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série.
Access restrictions
Comunicação condicionada ao Regime Geral dos Arquivos e do Património Arquivístico . (Dec.º-Lei nº16/93 de 23 de Janeiro, art.º 17.º - n.º 1 e 2).
Conditions governing use
Reprodução condicionada ao estado de conservação. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Guias de Remessa e Inventário.
Alternative form available
Microfilmes: 152,153,154,155,156,157,158 e 159.
Related material
Arquivo Distrital de Lisboa, Registo Civil de Moura.
Notes
Baptismos anos 1821-1831;1831-1842-ADLSB

Casamentos anos 1813-1840-ADLSB

Óbitos anos 1810-1841-ADLSB