Paróquia de Santo Agostinho

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADBJA/PRQ/MRA04
Title type
Atribuído
Date range
1594 Date is uncertain to 1911 Date is uncertain
Dimension and support
278 u.i.
Biography or history
A paróquia de Santo Agostinho teve, o seu princípio e primitivo assento, no ano de 1594, numa pequena ermida de telha vã e capelinha de tijolo, situada ao fundo da Rua de São Pedro Estreita. Utilizando a Sacristia / Casa de Despacho, foi aí que se iniciou a "vida" desta freguesia. No ano de 1812 devido ao estado de degradação em que se encontrava a igreja, aliado ao facto de ter sido profanada e posteriormente derrubada para aformoseamento do local, irá proceder-se à primeira mudança de local / sede desta freguesia, para a igreja de Nossa Senhora da Glória.



É nos finais do séc. XIX que a igreja de N.ª Sr.ª da Glória, vai passar a adquirir o actual nome, visto ter ficado a pertencer à mesma Freguesia e ordem religiosa. Com novo local para reuniões, aí se mantém até que no ano de 1926 transita para a sacristia da Igreja de São Pedro.



Nova mudança de instalações ocorre no ano de 1938, para um edifício particular, sito na Rua 1.º de Dezembro, donde transita no ano de 1968 para o rés do chão do prédio legado á Câmara Municipal de Moura, pelo Dr. Marcelino Fialho Gomes, sito na Rua do Escalatrim.



Desde esse ano, até ao dia 26 de Abril de 1989 - data em que a Junta de Freguesia de São João Baptista transita para novas instalações sitas na Praça Sacadura Cabral - o espaço físico acima referido foi partilhado, conjuntamente pelas duas juntas, para reuniões de trabalho, serviços administrativos, respectivas contabilidades e expediente, sendo estas tarefas executadas pelo mesmo funcionário.



O local inicialmente pretendido pela Junta de Freguesia de Santo Agostinho para a sua nova sede, foram as instalações desactivadas do SLAT (actual Posto de Turismo) mas face à necessidade daquele espaço por parte do executivo camarário, houve que "negociar".



Assim como contraproposta, a Câmara cedeu um lote de terreno na Rua das Terçarias, a oferta do projecto para a sede e assegurou a construção da nova sede, pelos seus operários, imputando à Junta as despesas então efectuadas.



Santo Agostinho é uma freguesia portuguesa do concelho de Moura, com 121,24 km² de área e 4 475 habitantes (2001). Densidade: 36,9 hab/km².

Geographic name
Santo Agostinho (paróquia de Santo Agostinho, Moura, Beja, Portugal)
Custodial history
Esteve na posse da igreja paroquial até à criação do Registo Civil, em 1911, publicada no Diário do Governo nº 41 de 1911-02-20. Nesta data as paróquias foram obrigadas por lei, a entregar os livros de registos de batismos, casamentos e óbitos às repartições do Registo Civil.

Tendo sido criado em 1965, pelo Decreto n.º 46350, de 22 de Maio, o Arquivo Distrital de Beja só viria a dispor de instalações próprias dez anos mais tarde, tendo no ano de 1995, 2007 e 2012, transferida a documentação para o Arquivo Distrital de Beja.
Acquisition information
Incorporação proveniente da Conservatória do Registo Civil de Moura em [1994-11-30; 2002-11-13; 2012-09-13].
Scope and content
Constituída pelos registos de batismos, casamento e óbitos celebrados na paróquia no período referenciado.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série.
Conditions governing use
Reprodução sujeita a restrições atendendo ao número, tipo de documento, estado de conservação. Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
por (português)
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE BEJA - [base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Beja, 2011. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização.



SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO, INVENTÁRIO DO PATRIMÓNIO CULTURAL MÓVEL, inventário colectivo dos registos paroquiais, vol. 1 - Centro e Sul, [Lisboa], 1993. ISBN 972 - 8107-08-0